LIFESTYLE

Afinal o que é Mindfulness?

Alô meus amores, tenho a certeza de que todos vocês já ouviram falar de Mindfulness. Esta palavra assustadora e cheia de nove horas não é nada mais e nada menos do que um método de consciencialização que passa por um treino mental direccionado para conseguirmos desligar a nossa corrente de pensamentos e estar conscientes daquilo que se passa à nossa volta, ou seja, deixar de agir em modo piloto.

É importante que vivamos o presente, o momento, o agora. No fundo é nesse tempo que tudo acontece, mas a nossa sociedade está a criar um habito corrosivo de automatizar todas as suas acções. Não esquecendo que cada vez mais são identificados casos de ansiedade sendo que estes acontecem porque estamos sempre a pensar no futuro e a criar expectativas sobre variadas situações em vez de vivermos um momento de cada vez.

Reconhecendo a importância de acabar com estes modos de vida foi criado o mindfulness, treino que se baseia em ensinar à nossa mente como destingir os pensamentos úteis dos inúteis. Esta técnica teve origem no budismo embora tenha sido introduzida na sociedade ocidental muito recentemente utilizando a meditação  como base sem que esta tenha alguma associação religiosa neste método. Ao conseguirmos dominar a prática de estar realmente presentes conseguimos enfrentar e resolver problemas da nossa vida com muito mais facilidade e conseguimos acima de tudo parar para descansar.

Aproveito para vos apresentar a Mikaela Övén, instrutora de Mindfulness certificada desde 2012 e autora dos livros Educar com Mindfulness- Um Guia de Parentalidade Consciente para pais e educadores (Porto Editora, 2015) e Heartfulness- Enfrente a vida de coração aberto (Porto Editora, 2016). Mikaela é para mim uma profissional eximia e competente, que consegue ver o mundo de uma forma descomplicada e ajudar os outros no trabalho do seu interior. Podem encontrá-la na sua páginaonde podem saber mais sobre ela e sobre os seus cursos, e segui-la nas suas redes sociais se procurarem alguma inspiração. Aproveitem para dar uma olhada também no blog dela onde podem ler publicações incríveis que vos irão incentivar a uma mudança feliz.

Xoxo,

Bárbara Tavares.

 

Deixe um comentário

avatar